quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Cordeiro - Evangelho segundo Biff, o brother de infância de Cristo

Cordeiro, O
A capa já diz tudo, “O Cordeiro” não é um livro feito para cristãos fanáticos. A infância de Cristo pela visão de Cristopher Moore rende muitas gargalhadas e uma leitura de agradável a olhos nada cristãos.

 Do que eu me lembro, passei pela Ordem da Fênix, que tem lá suas 610 páginas, duas vezes. Digo isso porque quando peguei pela primeira vez o livro “O Cordeiro” de Christopher Moore, logo imaginei que não terminaria por ser um tijolo de 560 páginas. Me enganei.

Na obra-piada encontramos Biff, o melhor amigo de Jesus Cristo na infância, que é ressucitado nos dias atuais para escrever um novo evangelho sobre a infância de Cristo, assunto do qual Moore resolveu usar como temática para sua obra com detalhes que não foram narrados pela Sagrada Escritura. Ao aventurar-se em busca das respostas de como ser o Messias, Jesus, que é chamado de Josué no livro, junto de Biff vão ao encontro dos três reis magos, e aprendem as mais diversas doutrinas em um mundo cheio de aventuras.

O grande acerto de Moore, que iniciou o oficio de escritor aos 6 anos, foi criar uma história inventada por ele, sem intenções de atingir nenhuma entidade religiosa. Seu objetivo foi apenas preencher a lacuna existente entre o nascimento e crucifixação. Ousada foi a ideia de utilizar um dos homens mais fluentes da história da humanidade.

Muita pesquisa foi feita para que o livro fosse terminado, e é nitída a presença da intertextualidade dos outros evangelhos. E a mágica que Moore usou foi colocar eventos tão sérios em narrativas engraçadas. E digo para você que se pretende aprender algo com “O Cordeiro”, lamento informar, mas o livro não passa se simples descontração. O próprio autor já diz isso:

[Este] livro [...] é uma história. Eu a inventei. Ela não foi planejada para mudar as crenças ou a visão de mundo de ninguém, a não ser que depois de ler você decida ser mais afável com seus camaradas humanos (o que é legal), ou então decida que realmente adoraria tentar ensinar ioga a um elefante, e nesse caso, por favor, filme.

“O Cordeiro – o Evangelho segundo Biff, o brother de infância de Cristo” é um livro que renderá com toda certeza muitas risadas, pois a escrita é de forma tão simples que na maioria da vezes parece que você está no deserto, ou seja lá onde for, mas deixará ainda mais uma lacuna maior no que diz respeito à infância do Salvador. E como fiz com o bruxo, provavelmente farei com a aventura de Biff e Josué.

Nenhum comentário:

Postar um comentário